
POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO COVID-19 GRUPO VIDA
PACIENTES EM REGIME DE INTERNAÇÃO:
Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor, conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas. Siga os conselhos da autoridade local de saúde. Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
- Mantenha uma distância segura (mínimo de dois metros) de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
- Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
- Não toque nos olhos, nariz ou boca.
- Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse, dificuldade, cansaço extremo e dificuldade para respirar.
Todos os pacientes, impreterivelmente, devem manter distância segura de pessoas que adentram a clínica e saem com frequência, de, pelo menos, dois metros. Se porventura houver a necessidade de deixar o ambiente clínico, seguir e manter os critérios: distanciamento, uso de máscara e higienização em todos os aspectos.
Atenção: É protocolo fazê-lo ao sair do ambiente clínico e vice-versa.
FAMILIARES DE PACIENTES EM REGIME DE INTERNAÇÃO:
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto. O vírus que causa a COVID-19, é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas por uma pessoa infectada. Partindo desta premissa, o Hospital Terapêutico Grupo Vida, não irá proibir as visitas aos pacientes. Todavia, o acesso dos familiares ao ambiente de tratamento, está temporariamente proibido, em face às circunstâncias apontadas. Os familiares deverão permanecer em nosso “Espaço Família”, seguindo os mesmos protocolos: distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. O uso dos banheiros é facultado ao familiar de forma pontual.
VISITA: POTENCIAL INTERNAÇÃO!
Está temporariamente proibido o acesso das famílias em visitação no ambiente clínico, sobretudo, no que diz respeito aos alojamentos dos pacientes. Haverá permissão a partir do salão verde, de modo a projetar uma perspectiva da estrutura como um todo. Em alguns casos, podemos considerar a visitação, tendo como base o salão superior na sacada. Desta forma, a família em visitação, terá um panorama mais polarizado acerca da disposição física da clínica. É indispensável ressaltar: distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. Após a visitação, todo o ambiente deverá ser higienizado, como forma de protocolo.
PACIENTES RECÉM-CHEGADOS:
Como medida protocolar, solicitamos ao paciente recém-chegado que nos apresente seu teste para COVID-19 feito no dia da internação, em caráter de não conformidade (negativo) para o coronavírus. Não está descartado a possibilidade de permanecer em isolamento por um determinado período, após avaliação do corpo clínico, lembrando que temos como fazer testes por meio de Nosso Hospital.
PRESTADORES DE SERVIÇOS:
Está proibido o acesso de qualquer prestador de serviço, caso o mesmo não tenha entendido em todos os sentidos o nosso Protocolo COVID-19 que não esteja acompanhado por um colaborador e/ou representante do Hospital Terapêutico Grupo Vida, nas dependências da Instituição. É indispensável mencionar: distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.
COLABORADORES/RESIDENTES:
A conscientização, faz a diferença! Você pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19 ou tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, nariz ou boca. Portanto, ao sair do ambiente clínico/laboral e gozar da sua folga, não esqueça: distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.
COLABORADORES QUE ENTRAM E SAEM COM FREQUENCIA:
Segundo o Ministério da Saúde, pesquisas tem apontado que a utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento das pessoas. Nesse sentido, o Hospital Terapêutico Grupo Vida, objetivando a uniformidade destas ações em todos os seus setores e departamentos, reitera: os colaboradores, independente da área de atuação, sem exceção, deverão seguir os protocolos estabelecidos, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. Não devemos esquecer a higienização dos objetivos empregues no exercício de nossa atividade laboral.
-----
Robson Batista de Souza
Diretor da Unidade Matriz Sorocaba